domingo, janeiro 15, 2012

Filhóses de Joelho



Tenho andado muito afastada deste blogue, não é que tenha caído no esquecimento, mas porque o assunto se esvai...
Como não tarda está aí o Carnaval, altura em que é comum fazerem~se as filhós/filhóses deixo aqui as que fiz este Natal:
Gosto da azáfama dos dias que antecedem o Natal... a minhã MÃE, uma Sra de 84 anos feitos a 19 de Dezembro, começa a falar das filhóses, mal começa o mês. Este ano, fui buscá-la a casa (Loulé) no dia dos anos para os passar connosco em Albufeira e para iniciarmos os acepipes para a nossa Ceia de Natal... Desde miúda que a vi fazer em Alcoutim as tradicionais " Filhóses de Joelho", assim chamadas , não porque sejam feitas no joelho..., mas porque ficam convexas, também... A minha mãe, entretanto, aprendeu a dar-lhes outra forma mais " requintada". Nas Festas de Artesanato/Doces em Alcoutim, vejo-as agora enroladas de outra maneira...mas eu prefiro sempre aquelas que me recordam a infância e fizemos dessas.
Sabemos que as filhóses são o doce festivo do Nordeste Algarvio por excelência. Segundo a tradição são confeccionadas nas datas comemorativas ao longo de todo o ano, principalmente na Páscoa e no Natal. Há diversas receitas e formas de as confeccionar : filhós enroladas, de canudo, de joelho, de forma, etc..
Deixo-vos a receita das que fizemos:

Ingredientes:
5 ovos
1 kg de Farinha Espiga sem fermento( para a minha mãe, passando a publicidade, tem que ser desta...)
Sumo de 2 laranjas médias
1 cálice de Aguardente
2 cáceres de sopa rasos de banha derretida
1 Lt. de óleo para fritar
O segredo está em untar bem a mesa com óleo e estendê-las com o rolo até que fiquem muito finas, depois deitá-las no óleo bem quente. No centro pôe-se o " canudo" (de cana com 2 nós para o óleo não te queimar) e com a ajuda de um garfo encostam-se às paredes da fritadeira e vão-se moldando, ficam assim com ar de moinho de vela..hehe!!! Dá-se-lhe a voltinha e... já está!...

Para a calda final:
Mel 250gr
Acúcar amarelo 250gr
Água 1/2 copo
Depois de todas feitas, faz-se a calda. Junta-se o açúcar amarelo e o mel e a água, deixa-se ferver e quando começar a levantar espuma passam-se as filhós uma a uma, rapidamente. Temos que repetir esta calda umas 3 vezes porque consomem bastante e faz-se pouco de cada vez para não queimar porque este ponto atinge temperaturas altas. Fiz 3 kg delas, ofereci bastantes e... coloco aqui a receita porque todos querem aprender a fazê-las...

Sem comentários: